A contabilidade é considerada uma ciência que se baseia em estudos relacionados ao patrimônio e tem como finalidade de gerenciar os direitos, bens e obrigações das entidades, baseando nas informações contidas para tomar decisões corretas e consequentemente tendo como meta o lucro. Todas as movimentações da contabilidade devem ser analisadas e registradas para obter um resultado concreto que possibilite verificar a situação da entidade e assim tomando decisões futuras. O registro da contabilidade tem o objetivo de apurar o resultado dos lançamentos daquele determinado patrimônio e possibilitando uma resposta firme de lucro ou prejuízo.
Para gerenciar a contabilização é preciso fazer alguns procedimentos para apurar os fatos administrativos para a escrituração, ter primeiramente as notas fiscais e logo após registrar no livro diário, transcrever para o livro razão e logo em seguida é possível saber o balanço patrimonial da empresa e por consequência sabendo o faturamento, lucro ou o prejuízo da entidade.
Para inicializar o processo da escrituração é preciso iniciar o desenvolvimento do livro diário, onde é feito os lançamentos de cada operação de modo diário das empresas ou entidades e analisar todos os fatos contábeis com base no debito e credito, que sejam os mesmos valores e por sua vez registrando todos as transações.
O livro razão é possível saber detalhadamente a apuração dos resultados da conta de uma determinada empresa, controlando o debito e credito e tendo em mente seus gastos precisamente, elaborando as demonstrações contábeis, o balanço patrimonial e o balancete de verificação da razão, etc. As operações do livro razão é feita através dos razonetes em formato de um ´´T``, ele foi criado para obter um aprendizado melhor e entender a mecânica dos lançamentos. No lado esquerdo é relatado os débitos da empresa e já o lado direito é o crédito, ou seja, os saldos credores.
Por último é realizado o balanço patrimonial que mostra de fato o resultado do patrimônio financeiro da empresa, nele é encontrado um equilíbrio entre as obrigações, direitos e bens. O equilíbrio é com relação ao ativo e o passivo mais o patrimônio líquido, serve para evidenciar o lado qualitativo e o quantitativo em um determinado período e a situação financeira da entidade.